Smarana

Discussões sobre Memória Organizacional em ambientes de desenvolvimento de Software

Do que precisamos?

Uma vez definida a forma de aprendizado organizacional como um processo de:

  1. Registro de informações captadas pelos receptores (no lobo correspondente ao tipo de estímulo recebido) ;
  2. Associação entre informações correlacionadas, criando novas informações e
  3. Ampliação no estoque de informações – pelo registro do resultado de 2.

E entendendo como um processo eficiente de tomada decisões e execução:

  1. Captação de dados do problema (situação) corrente;
  2. Recuperação de informações relacionadas ao problema;
  3. Re-associação das informações em 1 e 2 (Análise do Problema) – pode alterar o estoque de conhecimento do indivíduo;
  4. Ação;
  5. Verificação do Resultado – onde se verificam Lições Aprendidas e
  6. Integração das informações consolidadas em 5 à memória organizacional (item 1 do aprendizado organizacional).

Voltamo-nos à necessidade de definir o que precisa ser feito para que esse ciclo de aprendizado se concretize na organização.

Parto da definição de CRUZ, donde observa-se que é preciso integrar três componentes para obter maximização do valor esperado:

  1. Pessoas
  2. Processos e
  3. Tecnologia (que chamarei de infra-estrutura tecnológica, para deixar bem clara a diferenciação dos processos).

Esses três componentes serão alvo de nossas próximas discussões. A ordem será a utilizada acima, pois acredito ser impossível trabalhar com Gestão do Conhecimento sem um envolvimento consciente e voluntário das pessoas. Sem elas, os processos e infra-estrutura tecnológica fracassam. Da mesma forma, os processos definem a infra-estrutura tecnológica, promovendo a sua eficiência.
Portanto, sem uma avaliação acurada da Ecologia da Informação (como bem abordado por DAVENPORT) , que entenderemos em nossas dicussões como os outros dois aspectos da formação de valor – Pessoas e Processos -, a infra-estrutura tecnológica é inútil.

Conto com sua participação para que possamos compreender melhor como promover esse alinhamento. Até breve.

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Publicado em sábado, fevereiro 16, 2008 por em Gestão do Conhecimento.

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