Smarana

Discussões sobre Memória Organizacional em ambientes de desenvolvimento de Software

Profissionalização da Gestão do Conhecimento

Lendo uma série de artigos sobre Gestão do Conhecimento (GC) intra e interprojetos de software eu percebi uma confusão enorme acerca de tópicos fundamentais cuja compreensão é imprescindível para o sucesso no desenvolvimento da GC nessas organizações. Provavelmente por isso que muito se vem falando e pouco (ou quase nada) é, de fato, percebido em termos de valor agregado quando entramos nesse assunto.

Enquanto desenvolvo e amadureço o projeto Akangatu – uma espécie de framework para GC em organizações de desenvolvimento de software – vou tecer alguns comentários sobre conceitos básicos normalmente mal-compreendidos ou usados.

É importante, antes de mais nada, compreender que GC é um assunto muito sério. Ler meia dúzia de artigos ou autores, ainda que renomados, não faz de uma pessoa um especialista em GC. Deve-se compreender que essa área possui uma forte característica transdisciplinar – daí a grande dificuldade. Em meus estudos, por exemplo, incluem-se tópicos originários das áreas de filosofia, educação, administração e comunicação, além, obviamente, de Gestão de Projetos e Conhecimento per se.

Ao enveredar-se por tão diversas áreas, é preciso equalizar conceitos, para formação de um Discurso coeso e que possa embasar decisões acertadas. O que vejo, entretanto, é uma série de contradições e sofismas que, replicados e referenciados por outros autores, promovem a desinformação e a desarticulação de uma área que pode trazer benefícios significativos, se bem estudada e aplicada.

Quero deixar claro que não tenho a pretensão de ser portador da verdade absoluta. Acredito, no entanto, que o raciocínio crítico deve revelar incongruências e promover a formação de teoria e praxis mais verossímeis, aplicáveis e vantajosas para todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em quarta-feira, março 18, 2009 por em Gestão do Conhecimento.

O Autor

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Goodreads

Oath of non-allegiance

Oath of non-allegiance

Oath of non-allegiance

%d blogueiros gostam disto: