Smarana

Discussões sobre Memória Organizacional em ambientes de desenvolvimento de Software

Ampliação de Abrangência e Redução de Escopo

Estava conversando com a minha líder hoje no trabalho sobre o Smarana e minha vontade de desenvolvê-lo como tese de doutorado. Fui até ela, por ter pouco tempo na organização, para saber que tipo de incentivo é dado para tal empreitada. Por ter uma bagagem no meio acadêmico, ela, além de passar as informações cabíveis, incentivou e até fez sugestões – uma delas motivou a redação desse post.

A maioria dos módulos do Smarana pertence a uma categoria de processos comum ao gerenciamento de projetos, seja em que área esteja inserido. Assim sendo, e acatando a sugestão, assumo que a abrangência do projeto não se resume a organizações de software, mas compreende todo tipo de entidade que lide com Gestão de Projetos (e deseje ter uma estrutura para gestão do conhecimento interprojetos).

Um módulo me incomodou desde o princípio – o compartilhamento de componentes. Figura no framework apenas porque o conceito abarcava esse tipo de colaboração. No entanto, sempre tive em mente que o desenvolvimento disso seria inócuo, uma vez que existem – e são amplamente divulgadas – ferramentas para prestar essa solução (como o GFORGE, por exemplo). Inclusive, participei de um estudo para seleção de uma ferramenta desse tipo dentro do SERPRO. Sendo assim, termino por destacar o módulo do framework definitivamente, reduzindo o escopo do Smarana.

Vale ressaltar que as organizações que trabalham com desenvolvimento de software podem (e devem, até) promover integrações, para que consultas possam trazer informações de experiências e eventos (do Smarana) e componentes de forma conjugada, facilitando a gestão de projetos de software.

A missão do Smarana permanece a mesma: Ser solução de memória ogranizacional; sua abrangência sai do âmbito das organizações de desenvolvimento de software para as organizações que fazem gestão de projetos e seu escopo fica mais restrito, trabalhando apenas com gestão de competências e compartilhamento de experiências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em segunda-feira, abril 27, 2009 por em Smarana Software.

O Autor

Twitter

Goodreads

Oath of non-allegiance

Oath of non-allegiance

Oath of non-allegiance

%d blogueiros gostam disto: