Smarana

Discussões sobre Memória Organizacional em ambientes de desenvolvimento de Software

Dualidade Academia x Prática na GC

A Gestão do Conhecimento sofre fortemente com a separação entre a teoria e a prática. Enquanto os acadêmicos focam e disputam fortemente no campo da epistemologia do conhecimento, o que torna o terreno movediço para a definição do que seria sua gestão, os práticos assumem uma definição disseminada (em minha opinião incompleta, imatura e inconsistente) e acreditam que fazer gestão do conhecimento resume-se a criar espaços de socialização ou de produção individual de informações não estruturadas.

Quem me conhece sabe que abomino a visão descasada de teoria e prática. Nesse sentido, elaborei dois materiais que auxiliam apresentações de uma tentativa de síntese. Tentativa sim, pois enquanto a academia se encontra numa discussão sem fim do que é conhecimento (até compreensível, dados sua intangibilidade e o mistério da mente) fica difícil dizer que a síntese teria validade duradoura. Enquanto isso, prefiro dizer que busco uma espécie de empowerment da prática pela apreensão mais cuidadosa das discussões acadêmicas.

No primeiro material, trago alguns pontos que ajudam a definir o que é a Gestão do Conhecimento e, com isso, alguns problemas e mitos com os quais a prática se depara (e muitas vezes ignora). Não traz uma descrição extensa, pois é apenas um material de apoio, mas indicações para impulsionar discussões.

No segundo fiz minha primeira aventura com Zen Presentation. Não sei se consegui aplicar bem os conceitos, como seria natural para uma primeira vez. O material traz como conteúdo uma provocação para o entendimento do que é a mente coletiva, partindo de uma análise orgânica das entidades coletivas, e como isso deve[ria] ser conduzido no âmbito da GC.

Espero que gostem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em quinta-feira, abril 14, 2011 por em Gestão do Conhecimento.

O Autor

Twitter

Goodreads

Oath of non-allegiance

Oath of non-allegiance

Oath of non-allegiance

%d blogueiros gostam disto: