Smarana

Discussões sobre Memória Organizacional em ambientes de desenvolvimento de Software

Banco de Talentos

O Que é

É um módulo que permite identificar as capacidades dos recursos de uma organização, em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e gerenciar as necessidades da organização em relação a essas capacidades no cumprimento des seus objetivos.

Segue as orientações do Governo Federal. Para maiores esclarecimentos, consultar a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – organizadora de curso voltado ao tema.

O Que NÃO é

Um módulo de currículo – Ele não tem pretensão de registrar pontos de vista a respeito de determinada competência ou qual a formação (ou experiência pregressa) de cada recurso – tudo isso deve resultar em uma definição clara do quanto se dona uma competência. Alinhamentos, prismas ou “escolas” não são importantes para o mapeamento de competências – apenas a identificação do graus de domínio de uma competência conforme definido pelo instituto da organização.

Ferramenta para estudos e definições de ontologias – Mapear competências não se trata de (re)construir ou identificar o conhecimento como ele  (ontologia). Também não tem pretensão de “capturar” as representações pessoais de competências.

Para quem serve

Para todo tipo de organização – pública ou privada. Uma vez estabelecida a correspondência de terminologias, não deverá haver problema na adoção da sistemática.

A estrutura organizacional exige um esclarecimento… As teorias convencionais sobre mapeamento de competências são construídas sobre um modelo de entidade hierárquico (ou, como digo, hierárquico-militar). Dessa forma, as competências estão associadas diretamente aos setores. No entanto, organizações com outras estruturas (projetizada, força-tarefa, matricial…) em que pessoas de setores diferentes realizam as mesmas tarefas (possuem mesmo papel), exigem outra conformação.

Em função disso, o Banco de Talentos usa uma alegoria chamada Grupo Laboral. Quem se sentir mais confortável pode usar termos como papel, perfil ou comunidade. Sua função é permitir maior liberdade na definição de um conjunto de competências necessárias para que um grupo de pessoas exerçam determinadas atividades, independente do setor em que trabalhem.

Perfis de Usuário

Gestor de Competências – Define e classifica as competências

Gestor de Recursos – Mantém o cadastro de recursos sob sua gestão; cria e mantém grupos laborais

Colaborador – Atribui percepções de domínio de competência a seus pares, mantém suas informações

Administrador – Regula poderes no módulo Segurança

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Autor

Twitter

Goodreads

Oath of non-allegiance

Oath of non-allegiance

Oath of non-allegiance

%d blogueiros gostam disto: